A concepção dos seres começa a partir de algo minúsculo, que em comparação com o resultado final, é insignificante em termos de tamanho. Compare um ser humano adulto com o embrião (melhor, com a célula-ovo), compare uma árvore com sua semente. Apesar disso, todas as informações daquele ser vivo estão presentes naquela origem.
Acho que estou fazendo errado - disse o aluno, ao realizar uma seqüência de exercícios. Sim, está – eu disse – o começo está errado. O começo!? - era justamente onde ele tinha mais segurança.
- Você tem certeza dessa parte? – Eu estava me referindo ao começo.
- Mais ou menos. Acho que tenho.
- Essa pequena dúvida leva você a se conduzir para uma grande dúvida no desenrolar da movimentação. Se você não tiver bases firmes para começar e concluir o exercício, não conclua. Mantenha-se no ponto de dificuldades, até corrigí-las. Sun Tzu, um grande estrategista militar chinês, disse “Se seu inimigo for superior a você, fuja”, não entre em combates onde você vai perder....
...Qual é o sentido de se dirigir para o caminho da derrota?
Alguém que começa a azulejar uma parede com uma diferença de milímetros no posicionamento do azulejo, acaba levando a um erro gigantesco no final. Alguém que aplica em fundos mútuos não consegue ficar rico e quando perde dinheiro, não sabe explicar o porquê. O combate é vencido na preparação, nos treinos. A seqüência de evolução no treino, no exercício, também. Antes de ir para o passo seguinte, reforce o primeiro. Dez técnicas de braço não são tão úteis quanto uma que possa ser aplicada de forma fluente.Nossa pressa de acumular conhecimentos nos faz esquecer da qualidade e utilidade. Onde isso leva? A intenção de acumular, deixa a qualidade e utilidade da vida de lado.
O poder da semente
Marcadores: SITE, The Personal War
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário