As artes marciais possuem seqüências de movimentos formadas por chutes, socos e outras técnicas básicas – conhecidas por “Katis” ou “Katas”, por exemplo. Muita ênfase se dá à forma correta dos movimentos, a postura correta, a posição de um soco ou chute e a movimentação, o andar ao longo do treino. Trata-se do aspecto Yang do treino, do aspecto externo.
Os praticantes mais avançados sabem que existem movimentos Yang e Yin, mas é importante não confundir o foco em um aspecto, o físico – mesma que seja Yin dentro de Yang, técnicas leves e pesadas em um treino físico – com o foco do praticante em dois aspectos – físico e mental.
Devem existir o foco interior e exterior durante todo o treino.
Aquele que realiza movimentos – sejam Yang, de um estilo Tigre de Kungfu, por exemplo, ou Yin, de Tai Chi – está realizando um treino externo, Yang. Quando sua mente acompanha sua intenção – visualizando a aplicação do golpe e o oponente na sua frente – ele realiza um treino Yin, interno, mental. Além de criar esse objetivo mental, devemos sentir e controlar nossa ansiedade, nosso desconforto com o cansaço, nossa preocupação em impressionar quem nos assiste - existem muitos objetivos mentais para praticar junto com o físico.
A arte marcial muitas vezes tende ao prático, diminuindo o treino mental. Apesar de sua existência (mental) natural em qualquer exercício, uma atenção maior (na mente) gera resultados maiores e surpreendentes. Isso remete ao Budismo – a atenção correta, a intenção correta.Nos estudos – escolas de ensino fundamental, faculdades, cursos de línguas – ocorre o oposto. O foco é muito interno, mental e pouco o externo, físico. A aplicação de todo ensino no desenrolar do aprendizado é fundamental para uma melhor assimilação e bem estar no aprendizado regular – alunos que constroem coisas a partir do que foi ensinado.
Devemos sempre criar objetivos físicos para o aprendizado mental e o contrário – objetivos mentais para o aprendizado físico.
Meditação em movimento
Marcadores: SITE, The Personal War
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário